Nossa viagem para a Toscana foi SENSACIONAL!! Não precisa muito para uma viagem para Toscana ser boa. Os  lugares  visitados são maravilhosos, o povo é muito receptivo, as comidas deliciosas e os vinhos indescritíveis. Tudo isso misturado com uma boa companhia, fazem de qualquer viagem, espetacular.

DSC_0883

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegamos na Itália em plena Páscoa. À princípio, tínhamos programado em começar nossa viagem em Alba, visitando algumas vinícolas por lá, mas devido ao feriado, tivemos que reprogramar nosso roteiro pois as vinícolas estavam fechadas. Começamos então por Cervinia. Tiramos 3 dias para matar a saudade da neve. Apesar de ser abril, pegamos bastante neve e pudemos esquiar bastante.

DSC_0123

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saímos de Cervinia e seguimos para Alba para almoçarmos em um restaurante chamado La Ciau del Tornavento.

DSC02368

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fugimos “um pouco” do nosso caminho que seria Florença, mas não podíamos deixar de conhecer esse lugar. Simplesmente mágico! No topo da cidade, um lindo lugar, com uma comida maravilhosa. Atendimento top e uma carta de vinhos de dar inveja em muitos. A adega do restaurante é uma atração a parte. Os melhores vinhos do mundo estão naquele lugar. Com certeza um dos lugares que mais gostei de conhecer!!!

DSC02387

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após esse delicioso almoço, seguimos para Florença.

DSC_0611

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Florença é considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.

DSC_0633

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficamos em um hotel boutique na entrada do centro histórico da cidade: Hotel Home Florence. Super bem localizado!

home florence

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegamos à cidade já à noite. Saímos pelo centro histórico e comemos uma pizza com um vinho por um dos restaurantes abertos. No dia seguinte, em Florença, fizemos um daqueles tours de bike com guia para conhecermos melhor a cidade e sua história.

DSC_0583

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cidade é linda e a história encantadora!

DSC_0577

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0586

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À tarde fomos na Galeria Uffizi. Lá você vai encontrar a coleção mais importante do mundo da arte florentina. As filas são, normalmente, enormes. Então sugiro que você compre seu ingresso com antecedência. Passamos o final do nosso dia por lá.

uffizi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0658

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À noite, tínhamos uma reserva em um dos deliciosos restaurantes que existem por lá. Fomos no Cibrèo.  Um pequeno restaurante localizado no centro histórico da cidade. Muito bom!!!

cibreo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pela manhã seguimos para conhecer a pequena cidade de Bolgheri. Dentre todas as cidades produtoras de vinhos famosos que visitei até hoje, ela, sem dúvida, é a menor de todas. Acho que em 5 minutos pode-se dar uma volta completa dentro da cidade! Como toda cidade medieval, ela é murada e as construções são todas em pedra. Uma linda pequena cidade!!!

DSC_0491

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0498

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo que chegamos, fomos fazer uma visita a vinícola Le Macchiole.  Nos atrasamos pois nos perdemos um bocado. Mas a recepção na vinícola, mesmo com todo o atraso, foi bem especial. Uma pequena vinícola, com um atendimento top e vinhos deliciosos.

DSC_0431

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na degustação, ela nos serviu 3 garrafas de vinhos, nos deixando bem a vontade em relação a quantidade. Foi bem legal!!!

DSC_0467

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0476

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fomos, então, até o centro da cidade para almoçarmos em um delicioso restaurante chamado Enoteca Tognoni.

DSC_0515

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lá, além de uma deliciosa culinária, podemos degustar os vinhos super toscanos em taça. Uma experiência bem interessante!!!

DSC_0503

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À tarde fomos na vinícola Tenuta San Guido. Famosa por produzir o super toscano Sassicaia. A visita foi um pouco decepcionante por conta dos vinhos servidos na degustação. Após a degustação, retornamos para Florença.

DSC_0555

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0535

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda hospedados em Florença, fomos passar o dia em Lucca e Pisa. Primeiro chegamos em Lucca.

DSC_0165

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cercada por uma muralha de 4 quilômetros de extensão e 12 metros de altura que, de tão bem cuidada, em nada aparenta seus mais de 400 anos.  A vista que se tem passeando pela fortificação, de onde se enxergam cidades vizinhas, já valeria o passeio, mas os atrativos também estão em seu interior.

DSC_0193

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0301

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na entrada do centro histórico, alugamos uma bike para passearmos pela pequena cidade.

DSC_0176

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguimos então para um passeio pelas lindas muralhas! Lindo demais! Amei Lucca! Para mim, uma das cidades mais charmosas da Toscana. Ainda de bike, passeamos também pela cidade e seguimos para o almoço.

DSC_0261

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0272

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fomos ao Buca di Sant´Antonio. É inacreditável que, em uma cidade tão pequena, tenha um restaurante tão gostoso. Vale a pena conhecer!

bucca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após o almoço, seguimos para Pisa. Lá, fomos direto ver a torre e seu pequeno complexo. Achei a torre bem bonita, e tudo ao seu redor também, mas é uma visita bem rápida para quem não faz questão de subir na torre, que foi o que fizemos.

DSC_0342

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0335

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Demos um passeio ao redor da cidade e seguimos para a Marina de Pisa para ver o pôr do sol. O restaurante em que gostaríamos de jantar, o Da Gino, estava fechado, então sentamos em um pequeno bar, pedimos algumas cervejas e apreciamos o maravilhoso fim de tarde. Um lugar que poucos falam, mas que vale a visita. Lindo lugar!!!

DSC_0394

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC02450 DSC_0410

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À noite, retornamos para Florença, onde fomos à uma cervejaria com vários tipos de cervejas disponíveis e uma deliciosa pizza, localizada no centro da cidade. Um daqueles lugares que você conhece por acaso e nos surpreende. Bem legal!!!

No outro dia, a caminho de Siena, demos uma parada para conhecer a famosa vinícola Antinori. Lindo lugar, mas bastante turística. Tour é legal, pois além de conhecer a estrutura da vinícola,  tem um pequeno museu lá dentro. Interessante!!!

antinori

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, pegamos a rota dos vinhos

DSC_0668

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0665

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e seguimos até Siena, que foi nosso segundo ponto de hospedagem.

DSC_0337

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficamos no centro da cidade no hotel NH excelsior. Muito confortável e super bem localizado.

NH excelcior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siena é cercada por vinhedos onde se produzem o autêntico Chianti.  Faz jus à fama de lugar romântico dos que só se encontram na Toscana, com seu Centro Histórico medieval muito bem preservado. Uma linda cidade!

IMG_1981

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegamos à cidade no final da tarde. Como já tínhamos um jantar reservado, não passeamos pela cidade nesse dia. Chegamos no hotel e fomos direto para o jantar. Dessa vez escolhemos o La Bottega del 30. Um restaurante no topo da colina, com uma vista espetacular. Recomendo ir no almoço, pois pouco pudemos desfrutar da bela vista. O restaurante é comandado pela dona, uma senhora muito simpática e super talentosa na cozinha. Um dos melhores restaurantes visitados durante essa viagem. Recomendo!!! 

bottega1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em nosso segundo dia por lá, saímos um pouco da cidade e fomos visitar as cidades vizinhas: Montalcino,  conhecida por ostentar nos seus arredores, os melhores vinhedos da Itália. É ali que nascem as uvas sangiovese grosso, famosas por produzirem os cobiçados vinhos Brunello e Rosso de Montalcino,

DSC_0865

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e Montepulciano, uma cidadezinha medieval erguida toda em pedra no alto da colina (uma das mais altas de toda a Toscana), com um belo centro histórico caracterizado por uma sucessão de vielas imperfeitas e fachadas irregulares, cercado por muralhas e fortalezas.

DSC_0941

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pela manhã seguimos para Montepulciano, para visitar a vinícola Avignonese. Ponto forte da viagem. Com certeza nossa melhor visita em vinícolas. Um lugar sensacional!!!

DSC_0773

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fizemos o tour e seguimos para a degustação, que foi feita junto ao almoço. Tudo muito especial! Com certeza, não tem como ir a Montepulciano e não conhecer esse lugar.

DSC_0790 DSC_0811

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não conseguimos conhecer o centro histórico da cidade pois já saímos atrasados para Montalcino, onde tínhamos uma visita agendada na Conti Constanti.

DSC_0895

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma pequena vinícola onde tivemos um tour privado. Adoro essas visitas em vinícolas pequenas. Geralmente, são super especiais. E essa não ficou por menos. Além de especial, é um lugar lindo, muito bem cuidado e com uma bela vista.

DSC_0937 DSC_0929

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a degustação, fomos ao centro histórico da cidade, onde estava tendo um festival de vinhos dentro do Castelo de Montalcino. Muito legal!!!

DSC_0954

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0970

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À noite comemos uma pizza em algum restaurante no centro de Siena mesmo. Nada especial!!!

No dia seguinte, nosso terceiro dia em Siena (segunda noite), seguimos para uma visitação ao Castelo di Ama.

DSC_0078

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma vinícola especial, pois o tour envolve várias obras de artes que artistas distintos fizeram no local. Bastante interessante e diferente de todas as outras em que estivemos.

DSC_0092

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0113

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com uma degustação de vinhos e azeites, finalizamos a visita e seguimos para conhecer a pequena cidade de San Gimignano.  É uma das preciosidades da Toscana. Seu conjunto arquitetônico medieval, restaurado a partir do século 19, funciona como um cenário para os visitantes que circulam pelos cafés, lojas e restaurantes de suas ruelas. Mantém a atmosfera feudal e contém muitas obras de arte datadas dos séculos XIV e XV. Muito legal a cidade também.

DSC_0316

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0242

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terminamos nosso dia por lá e voltamos para comer e dormir em Siena, passeando um pouco pelo centro histórico da cidade.

Finalmente, dedicamos uma manhã para conhecer a cidade de Siena. Uma graça. É bem pequena, então em uma manhã, conseguimos conhecer o resto da cidade.

IMG_1982

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC_0331

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguimos então para Roma, passando para conhecer a cidade de Cortona. A pequena cidade serviu de cenário para o filme Sob o Sol da Toscana. Estando localizada em cima da colina, transforma sua paisagem num festival de mirantes com vistas matadoras da região. Em uma manhã, podemos conhecer a cidade, curtir a feira que estava na praça e almoçamos em um delicioso restaurante com comida tradicional do local. Uma deliciosa visita!!!

cortona

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguimos então para Roma.

Bom, Roma é um capítulo a parte. Com sua longa história e vários monumentos, vou dedicar um post para falar exclusivamente dela.

Espero que tenham gostado do nosso roteiro na Toscana!!!

Para qualquer dúvida, me escrevam!!!