Carnaval no Rio de Janeiro e resolvemos fugir da bagunça. Destino: inverno. Como viajaríamos com as crianças, resolvemos esquiar por alguns dias. Mas, como não queríamos ficar apenas em uma estação de ski pelo período todo, escolhemos uma região de vinícolas, que ainda não havíamos conhecido e uma estação de ski por perto, para alegrar a todos.

 

IMG_0138

 

                        Pegamos um voo para Frankfurt, pois os voos para Estrasburgo não estavam bons e estavam mais caros. Frankfurt fica a 2h de Estrasburgo e a viagem é bem tranquila.

 

IMG_0140

 

                        Chegamos em Frankfurt e pegamos o carro que alugamos na InterRent. Fizemos o aluguel através do site da economycarrentals pois eles inclui os seguros na locação e tem o melhor preço. Como éramos 7 pessoas, resolvemos pegar uma van para 12 pessoas. O atendimento na InterRent foi super rápido e a locadora fica dentro do aeroporto, com fácil acesso.

carro alsacia

 

                      Seguimos para Estrasburgo. Estradas boas e viagem tranquila. Chegando, fomos direto para o hotel escolhido: Le Kleber Hotel. Um hotel bem simples mas super bem localizado. Nós fomos com 2 filhos e não são muitos os hotéis que tem quarto quádruplo. Apesar de ser um hotel 2 estrelas, é todo arrumadinho, limpo e com um ótimo atendimento. Ah…e tem elevador…nem todos os hotéis e apartamentos localizados no centro histórico dessas pequenas cidades, tem elevador. Então preste atenção nesse detalhe se não quiser carregar malas andares acima.

 

le kleber

 

                    Chegamos à noite, deixamos as malas no quarto e fomos atrás de um lugar para comer. Bem perto do hotel, achamos o restaurante Tonneau. Super arrumado, bom atendimento e a comida estava muito gostosa. Isso após eu pedir o segundo prato, pois o primeiro pedimos, sem querer, rim…ecaaaaaaa….não curtimos e resolvemos pedir um l’entrecote mesmo…kkk.

 

IMG_0158

 

                        IMG_0145

 

                      Acordamos e fomos tomar café pela cidade. Encontramos uma pequena loja chamada Pomme de Pain que vendia croissants, café e chocolate. Para que mais né? Super gostoso e bem barato. Um croissant com um expresso por 1,95 euros.

 

IMG_0162

 

                      Seguimos pelo tour à cidade. Situada às margens do rio Rhin, divisa da França com a Alemanha, Estrasburgo esteve no front de quase todas as grandes guerras na Europa dos últimos 2 mil anos. Mas seu patrimônio histórico e arquitetônico resistiu ao tempo e às guerras.

 

IMG_0159

 

                      Fomos conhecer a catedral e outros pontos turísticos da região. A Catedral de Notre Dame de Estrasburgo começou a ser construída em 1176, e somente foi concluída em 1439. Durante 300 anos, gerações de artesãos criaram esse monumento impressionante, com uma altura equivalente a um edifício de 45 andares, que pode ser visitada, para quem tiver disposição de caminhar todos os seus degraus .

 

IMG_0173

 

                        O Museu arqueológico de Estrasburgo tem uma imensa coleção de toda sua história: ali estão os muros do forte, pilares romanos com as inscrições em latim, as lápides de dezenas de legionários, com nomes, datas, origem e filiação, armas de todos os tipos, escudos, capacetes, moedas, cerâmicas, esculturas… Tudo de 2000 anos atrás. Para quem curte história, é um bom lugar para ir.

 

IMG_0207 

 

Como as crianças cansam rápido, resolvemos alugar bikes na Velhop para conhecer o resto da cidade de uma maneira diferente. Muito legal. O aluguel custou €6 a diária. Tem bikes para crianças e cadeirinhas e até mesmo um carrinho que vai atrás da bike para crianças menores. Bem legal! Tem vários pontos de estacionamento pela cidade e um mapa guiando você pelos pontos históricos da cidade.

 

IMG_0187

 

             Almoçamos em uma hamburgueria pela cidade. Sutck Burger. Gostoso o sanduíche mas enorme!!!

 

hamburger

 

              Continuamos nosso passeio pela cidade até as 17h, pois precisávamos devolver a bike nesse horário.

 

IMG_0217

 

                              Paramos, então, para tomar um vinho e depois retornamos para o hotel.

 

IMG_0214

 

                  À noite, tentamos ir em um restaurante 1 estrela do guia Michelin, mas como não havia feito reserva (quando estou com as crianças não faço reservas pois nunca sabemos ao certo a programação), não conseguimos ir.

 

IMG_0219

 

                              Então fomos em um restaurante em frente, que estava ok. Para falar a verdade, não comemos muito bem nessa viagem, pois todos os restaurantes guia Michelin que tentamos ir, estavam fechado. Com exceção desse, Umami, que não conseguimos vaga.

 

IMG_0229

 

                      Acordamos e fomos para o nosso tour guiado de SegwayGostamos muito de fazer um tour guiado pois eles passam pelos principais pontos turísticos e nos explicam um pouco da história da cidade e de cada ponto que passamos.

 

IMG_0250

 

                              Nosso guia era ótimo! Para quem não sabe, Estrasburgo foi da Alemanha durante a idade média, recuperada pela França em 1697, pelo Tratado de Ryswick; retomada pela Alemanha na guerra franco-alemã de 1870, depois reconquistada pela França na 1ª Guerra Mundial, pelo Tratado de Versailles. Foi parar novamente nas mãos dos alemães na 2ª Guerra e finalmente voltou para a França no final da 2ª guerra. Nosso guia nos contou que seu avô era alemão, seu pai francês e ele francês e todos haviam nascido no mesmo lugar. Interessante!!!

 

IMG_0245

 

                      À tarde fomos conhecer a cidade de Obernai.

 

IMG_0263

 

                          Uma pequena cidade que fica uns 30km de Estrasburgo. Uma graça!

 

IMG_0289

 

              Almoçamos por lá em um restaurante chamado Le55. Comemos um raclete que estava delicioso!!!

 

IMG_0331

 

                        À noite fomos passear por Petit France. Uma região dentro do centro histórico de Estrasburgo que é super charmosa. Jantamos por lá! Uma cervejaria na beira do rio! La Corde à Linge. Tomamos vinho, é claro! kkk Um delicioso jantar em família!!!

 

IMG_0371

 

             Acordamos e fomos à nossa primeira visitação. Vinícola Marcel Deiss. Fica localizada na pequena cidade de Bergheim.

 

IMG_0417      

As visitações na Alsácia não te levam no vinhedo pois são localizados distantes da área de produção dos vinhos. Então conhecemos a área de produção dos vinhos e seguimos para a degustação. A degustação é feita com muuuuuuitos vinhos. São mais de 10, quase sempre…Um dos vinhos degustados foi o considerado o melhor vinho branco da Alsácia e um dos melhores do mundo.

 

IMG_0408

 

                        O nosso guia era muito simpático. Na Marcel Deiss eles valorizam muito o solo, e não a uva. Então o vinho é produzido de acordo com a região e o solo onde as uvas são plantadas, podendo encontrar até 13 uvas na produção do mesmo vinho. Diferente!!! Eu, particularmente, achei os vinhos muito doces, mesmo os secos. Mas gostamos bastante da visitação.

 

IMG_0415

 

                        Demos uma volta pela cidade de Bergheim e seguimos em direção de Ribeauville.

Outra linda pequena cidade. Passeamos pela cidade e almoçamos por lá. Não conseguimos nenhum restaurante indicado portanto, fomos em um que estava aberto, pois quase todos só aceitam almoço até as 14h. A comida não estava boa 🙁

 

 

IMG_0439

 

                     Em compensação, paramos em uma loja de doces e comemos uma deliciosa sobremesa!!!

 

IMG_0449

 

                      A caminho de Colmar, resolvemos conhecer o Chateau Haut-Koenigsbourg. Um castelo medieval do século XII que fica a mais de 700m de altitude, ideal para observar as principais rotas da região. Desde a sua construção tem sido uma constante testemunha de conflitos europeus e rivalidade entre senhores, reis e imperadores…Lindo o lugar! Não consegui entrar pois não pode entrar com máquina e bolsa. Confesso que ficamos com preguiça de descer e colocar as coisas no carro, mas acho que vale muito a visita, pois parece ser fantástico.

 

IMG_0452

 

                      Chegamos em Colmar no final da tarde. Alugamos um apartamento pelo site do airbnb. Super bem localizado, dentro do centro histórico e atrás da Igreja. Um ótimo lugar para se hospedar. Finalmente conseguimos um restaurante para jantar recomendado pelo guia michelin. La Brasserie Côté Cour. Do lado do nosso apartamento e super gostoso. A comida estava deliciosa, o ambiente bem agradável e o atendimento de primeira.

 

IMG_0481

 

                      Acordamos e fomos em direção a pequena cidade de Riquerwirh. No caminho, resolvemos passar para conhecer uma vinícola que nos foi indicada. Albert Boxler. Como em todas as outras, apenas é feita a degustação. Você escolhe o que deseja degustar, e eles te servem. Curtimos os vinhos. Menos doces e bem saborosos. Comentando sobre nosso blog, ele nos levou, rapidamente, para mostrar a área de produção. Saímos com algumas garrafas para trazer ao Brasil.

 

IMG_0493

 

            Seguimos para conhecer Riquerwirh. Foi a cidade que mais gostamos. Uma graça! Almoçamos por lá.

 

IMG_0499

 

                      No centro histórico de Riquerwirh está localizada a maior vinícola da Alsácia. Famille Hugel. Fizemos nossa visitação por lá. Conhecemos a área de produção e em seguida fomos para a degustação. Degustamos 12 vinhos!!! Pense em pessoas felizes 🙂

 

IMG_0549

 

                        Depois demos uma volta para conhecer essa linda cidade. Não demora muito! As cidades são minúsculas, então não se programe para passar o dia inteiro em cada, pois não há muito o que conhecer.

No caminho de volta à Colmar, demos uma parada em uma degustação no caminho. Domaine Bott Freres. Degustamos alguns vinhos e fomos passar o resto do dia conhecendo Colmar.

 

IMG_0551

 

                        No nosso último dia reservado para vinícolas, começamos o dia indo na Albert Mann, localizada em Wettolsheim. Degustamos alguns vinhos, 9 para ser mais exata. Não conhecemos a área de produção, pois não ficam no mesmo espaço.

 

IMG_0566

 

           Seguimos para nossa última visita. Leon Beyer. Localizada dentro do centro histórico de Eguisheim.

 

IMG_0580

 

                              Mesmo esquema….degustação apenas! Foram 11 vinhos servidos. Curtimos alguns vinhos, outros doces demais, mas acredito que seja uma característica dos vinhos dessa região. Os vinho de sobremesa, em todas as vinícolas, estavam bem gostosos!

 

IMG_0596

 

                        Voltamos para Colmar. Almoçamos em um restaurante na beira do rio. Le Comptoir de Georges. Uma graça! A comida estava gostosa e o ambiente super agradável. Um cobertor no colo, vinho de bordeaux na taça e um delicioso friozinho, na beira do rio. Nada mal!!!

 

IMG_0620

 

                        À tarde, pegamos o trem turístico da cidade para conhecermos um pouco mais da história do lugar. Ele passa nos principais pontos turísticos e tem tradução em várias línguas, inclusive o português. Legal!!! Após o passeio, nada como comer um delicioso crepe de nutela com morango feito em plena rua!!! hummmmm…

À noite jantamos em um restaurante tradicional da região com um amigo nosso que mora por lá. Le Fer Rouge. A comida estava bem gostosa! Curtimos!!! https://youtu.be/PnSpyKIgp-Q Partimos para La Bresse para 3 dias de ski….