Vinícola Marcel Diess – Alsácia

BY IN Alsácia, França, Vinícola NO COMMENTS YET , , ,

Localizado em Bergheim, uma pequena aldeia no coração da região vinícola da Alsácia, equidistante das fronteiras norte e sul da região. O enólogo atual Jean-Michel DEISS nasceu em uma família de vinicultores,  que mora em BERGHEIM desde 1744. Hoje consiste de 26 hectares (52 acres) de vinhedos espalhados por 9 comunas e aproximadamente 20 quilômetros.

 

 

A extrema variação nas condições de produção no domaine levou Jean-Michel DEISS a procurar expressar em cada vinho os três fatores que tornam um vinho completo: a variedade de uva, a safra e o terroir. A arte de misturar varietais de uva em um Terroir é a prática mais original da viticultura na Europa. Quanto maior o vinho, mais as características gustativas ligadas ao solo, tomam o lugar da tipicidade ligada à casta ou vindima. Quando se fala em terroir, devem ser levados em consideração: geologia, pedologia, clima e microclima, exploração técnica do caráter do solo, microfauna e flor, e os métodos e técnicas tradicionais usados para produzir vinhos.

 

 

Seus esforços se concentraram em produzir complexidade e concentração, e os resultados se enquadram em três grandes categorias:

1) Vinho de Frutas: vinhos varietalmente rotulados de uma única comuna ou aldeia designada

2) Vinho Terroir: misturas de campo de variedades designadas, de fato, dominadas pelo seu terroir e local e especificidade do solo, a que ele se refere como seu Premiers Crus e os Grands Crus reconhecidos pelo COA.

3) Time Wine: e clássicos vinhos de colheita tardia com as denominações Vendange Tardive e Sélection de Grains Nobles

 

 

São muito os vinhos produzidos lá. Em sua maioria, são os Terroirs wines, que tem as características do terroir e recebem o nome do local (appelation) onde as diversas uvas são cultivadas.  

Nas visitações na Alsácia, não conhecemos os vinhedos, pois são localizados distantes da área de produção dos vinhos. Na Marcel Deiss não foi diferente. Fomos direto para a área de produção dos vinhos e seguimos para a degustação.

 

 

 

 

 

A degustação é feita com muuuuuuitos vinhos.

 

 

São mais de 10, quase sempre…Um dos vinhos degustados foi considerado o melhor vinho branco da Alsácia e um dos melhores do mundo. 

 

 

Nosso guia era muito simpático. Na Marcel Deiss eles valorizam muito o solo, e não a uva. Então o vinho é produzido de acordo com a região e o solo onde as uvas são plantadas, podendo encontrar até 13 uvas na produção do mesmo vinho. Diferente!!! Eu, particularmente, achei os vinhos muito doces, mesmo os secos. Mas gostamos bastante da visitação.

 

 

 

Para maiores informações, visite o site da vinícola. Fizemos o contato e nossa reserva também através do site. 

15 route du vin

68750 -Bergheim

Tél. : 03 89 73 63 37

 

 

So, what do you think ?