Topo

Bordeaux

O que falar de Bordeaux? Sempre tive certa implicância com a França pelas minhas idas à Paris. Sempre achei a população parisiense um pouco arrogante e nada receptiva, principalmente, quando não se fala o francês, então, minhas expectativas não estavam muito altas.

Como minhas viagens começam bem antes de eu embarcar, já tive algumas boas surpresas na organização da viagem. Meus emails eram sempre rapidamente respondidos e a recepção de grande maioria das vinícolas era muito boa. Com isso, meu coração foi começando a abrir…kkkk…e a vontade de conhecer esse lindo lugar foi ficando cada dia maior. Posso falar que a viagem foi simplesmente maravilhosa. Algumas pequenas decepções, o que é normal, mas como um todo, excepcional.

Bom…vamos ao roteiro.
Chegamos a Bordeaux vindo da Espanha…essa é uma outra longa história fantástica que contarei em outro post. Nosso voo pousou em Bordeaux às 9 da manhã. Rapidamente passamos pela polícia federal e fomos em busca do nosso carro. Chegamos na sixt e o carro conversível que tínhamos escolhido não estava pronto, por isso nos deram um upgrade para um carro superior, mas não conversível. Optamos por pegar o carro e trocar no final do dia pelo carro previamente escolhido.

Seguimos então para Bordeaux. Nessa primeira estadia, escolhemos um apartamento no centro histórico da cidade. Estávamos com outro casal de amigos e achamos essa, a melhor opção. O apartamento era localizado em uma antiga igreja, super bem decorado, limpo e bem localizado. Ficava próximo à Igreja de Saint Michel. Fizemos a reserva pelo site do airbnb, um site que sempre recomendo pela segurança que nos dá.

Já chegamos e fomos logo passear. Pegamos algumas dicas com o proprietário do apartamento e fomos tomar um brunch no restaurante Plume. Estava uma delícia. Lugar super descolado, comida boa e farta, bom atendimento, tendo uma garçonete brasileira, e preço justo. Adoramos!

Saímos de lá e fomos dar uma volta pela cidade. Uma graça!!! Após nosso passeio, voltamos ao aeroporto para pegar nossos amigos e o nosso carro definitivo.

À noite, passeamos pelo centro histórico e fomos atrás de um lugar para jantar pois não tinha feito reserva para esse dia.

Paramos no La Table Du Parlement. Um restaurante com comida clássica francesa, pelo centro da cidade. Uma delícia! O atendimento estava bom, comida bem gostosa e uma carta de vinhos legal!

Um detalhe de Bordeaux é que é bem difícil estacionar na cidade, principalmente quando não se sabe onde pode parar. Estacionamos nosso carro na praça da igreja, junto com muitos outros carros.

Era domingo e não prestamos atenção nas placas. Grande erro. Na segunda de manhã, acordamos e fomos em direção ao carro para seguirmos viagem para Saint Emilion onde tínhamos reserva para uma visita às 11. Chegando na igreja vimos uma movimentação de feira, o que tem muito por lá…não deu outra…cadê nosso carro? A polícia levou. Fomos informados por seguranças locais como deveríamos proceder e seguimos para o Hotel da Polícia, como é chamado por lá. Pegamos o trem, tipo VLT, e chegamos ao destino. Bem diferente do Brasil, tudo super organizado, ágil e rapidamente pagamos a multa (€135) e conseguimos recuperar nosso auto.  Como podem ver, o valor não é baixo, então fiquem de olho nas placas de sinalização de onde podem parar e quando.

Seguimos então para Saint Emilion. Nossa visita era na Troplong Mondot.

Chegamos lá um pouco atrasados, mas perdemos muito pouco da visita. Passeamos pela parte de produção da vinícola, vimos todas as explicações, degustamos bons vinhos e seguimos para o almoço, previamente reservado.

Uma delícia de lugar! Super aconchegante, chique e com um atendimento top. Não era na área externa, o que foi uma pena, pois a vista era incrível, mas foi tudo impecável.

Comida, vinho, atendimento…o preço um pouco salgado, mas já era esperado.

Após o almoço, a garçonete nos mandou para a vinha pois tinham funcionários trabalhando e eu poderia fazer boas fotos.

Encontramos trabalhadores muito simpáticos…pudera, trabalhar com vinhos deve ser muito agradável…cavalos trabalhando o solo, parreiras sendo podadas…muito legal! Pudemos até experimentar um pouco dessa sensação! Muito legal a visita!!!

Seguimos para o centro histórico da cidade. Uma cidade linda! Um centro histórico bem grandinho com vários lugares a serem visitados.

Demos uma volta pela cidade e resolvemos turistar um pouco. Pegamos um trem que passa por 18 vinhedos da região, e faz a degustação em um deles. Bem turístico mas foi legal! Pagamos €9,5 pelo tour de 1,5h com degustação.

IMG_7953[1]

Lugares lindos e a vinícola visitada tinha uma cave subterrânea bem legal! Curti!

Terminamos nosso passeio e fomos para a praça principal da cidade tomar um vinho, comer um delicioso fois gras e apreciar a bela vista. Fechando o restaurante, indo em direção ao carro, nos deparamos com uma creperia e resolvemos comer o tão famoso crepe francês. Um lugar bem pequeno, simples, escondido, mas com um crepe muito gostoso.

Terminamos nossa noite por aí e retornamos para dormir em Bordeaux.

No dia seguinte, subimos para as regiões de vinícolas ao norte de Bordeaux. Primeira parada: Margaux. Não conseguimos visitar no Chateau Margaux pois estava fechado para vindimia.

Tínhamos marcado uma visita no Chateau Cantermele, mas eles cancelaram 1 dia antes pois estavam sem guia para fazer a visitação. Passeamos pela região e paramos para almoçar em um restaurante que avistamos no caminho. Delicioso!!! Depois vi que era um dos recomendados na região.  Le Savoie.

Ambiente super agradável, atendimento top, ótima comida e uma boa carta de vinhos. Recomendo!!!

Fomos então conhecer o Chateau Kirwan, sem a pretensão de fazer visita, pois não tínhamos nada agendado. Para nossa surpresa, conseguimos uma visita em cima da hora. Lindo lugar!

Fomos super bem recepcionado e degustamos ótimos vinhos! Até levamos um para casa.

Às 17:30 fomos para a nossa visita agendada na Cantenac-Brown.

Outro lindo chateau. Aliás, difícil achar algum feio. Fomos super bem recepcionados pela guia. Mostrou-nos todo o chateau, área de produção, vinhas e degustamos os 2 vinhos produzidos na vinícola. Muito legal!!!

Nessas 2 visitas, particularmente, não deixaram a gente provar as uvas no pé. Cada um com seu motivo, mas fiquei triste…kkk…adoro as uvas!!!

Acabando nossas visitas em Margaux, fomos em direção à direção de Saint Julien Beychevelle fazer nosso check in no hotel. Ficamos hospedados no La Table de Beychevelle.  Um lugar mágico!

Além de lindo, eles fazem você se sentir totalmente em casa. O quarto era maravilhoso. Super novo, confortável, amplo e com uma vista deslumbrante do jardim do Chateau.

Tudo lá é especial. Bom, fizemos nosso check in e depois seguimos para o jantar que já estava agendado no Le Saint Julien.

Um restaurante no centro da cidade do chef Claude Broussard. Atendimento bom, comida bem gostosa, boa carta de vinhos e ambiente super agradável. Os restaurantes por lá não costumam ficar abertos até tarde. Mesmo no almoço tem horário bem definido. Então, sugiro sempre, ou fazer reserva prévia para garantir uma mesa ou se informar bem dos horários.

Próxima parada, Chateau Lafon-Rochet. Com certeza, nossa melhor e mais especial visita.

Chegando ao Chateau fomos recepcionados pelo Julien, nosso guia. Julien fala português, e como éramos somente nós 4 na visita, ele a fez em português. A vinícola foi toda reformada recentemente. Está moderna, super bem estruturada e decorada. Até os tanques, que lá são de concreto, estão lindos.

Os detalhes me chamaram a atenção. Tudo foi feito com muito cuidado e carinho. Muito bom gosto! Julien nos mostrou toda a tecnologia envolvida na vinícola hoje, a forma de controle de temperatura dos tanques, tudo computadorizado…muito bacana!

Em seguida fomos à sala de degustação. Que sala!!! Vista linda para o jardim, a capela e para o Chateau. Fomos servidos de 3 vinhos. Todos muito bons! Julien foi muito gentil e essa foi uma visita muito especial!

Depois de 2h e meia de visita fomos almoçar. Ele nos indicou ir no Chez Meme. Chegando lá, sem reserva, não conseguimos mesa e fomos em direção do rio. Um lugar lindo! Avistamos um restaurante na beira do rio e lá sentamos. Le Petit Commerce.

Simples, um ótimo atendimento com garçons bem simpáticos, uma bela vista e a comida e o vinhos estavam ótimos. Saindo de lá, fomos a uma visita no Chateau Montrose.

Lá só fazem visitas para profissionais, jornalistas ou pessoas do ramo dos vinhos. É um chateau bem grande com larga produção de vinhos e super bem classificado. Achei a visita bem impessoal. A guia era muito jovem e falava muito rápido. Difícil entender tanto o inglês como o francês dela. A degustação foi boa, mas nada demais. Quando o atendimento não é tão legal, nada segue bem. O prazer fica perdido pelo caminho. Bom, mas valeu para conhecer.

Resolvemos dar uma volta pela cidade e visitar chateau que não havíamos agendado. Paramos no Clerc Milon para comprar um vinho. Fomos tão bem atendidos que acabamos marcando visita para o dia seguinte…kakaka…viu como um bom atendimento muda a impressão do lugar? Continuamos nosso passeio pelas cidades e seguimos para o jantar.

O escolhido do dia foi o Café Lavinal. Um dos únicos recomendados Michellin por lá. A comida e o vinho estavam gostosos, o ambiente é mais descontraído e o atendimento ok.

Dos que fomos, não foi o preferido nem de longe, mas estava bom.  Fomos dormir pois o dia seguinte ia ser bastante movimentado.

Começamos com uma visita na Clos d’Estournel às 9 da manhã. Lindo lugar! Também reformada há pouco pelo novo proprietário. Tudo muito bem organizado, lindo jardim, ótimo atendimento. Degustação divina.

Às 11 seguimos para o nosso hotel, o Chateau Beychevelle para fazermos a visita por lá. Como todo o resto, tudo perfeito. A guia era super atenciosa. O lugar é lindo.

Nesse momento não fizemos a visita à nova parte produtora pois estavam finalizando a obra e os trabalhadores estavam lá.  A degustação foi vertical. AMOOOOOOOOOO! Para mim a melhor!!! Em ambos os vinhos fizemos a vertical. Para o segundo vinho foram servidos 2 safras e para o primeiro vinho foram servidos 3 safras. Realmente muito especial! Os vinhos estavam MARAVILHOSOS! Como disse: tudo perfeito!!!

Seguimos então para o almoço. Nesse dia fomos ao Chez Meme, pois tínhamos reservado no dia anterior, quando não conseguimos mesa. Ambiente simples mas a comida estava muito boa. Os garçons bem gentis e um preço justo.

Às 15:30 tínhamos a visita na Clerc Milon. Chegando lá, tinha um grupo com 3 americanos para fazer a visita conosco.   Foi super agradável. A guia era ótima, a vinícola uma graça e a degustação foi muito boa. Adoramos!!!

Saimos correndo para nossa última degustação do dia, Ducru-Beaucaillou. Fomos recepcionados pelo nosso guia. Um senhor muito simpático. Lá a visita é apenas feita em francês, mas nosso guia era o melhor e era notável que ele é apaixonado pelo que faz. Isso faz muita diferença na hora da visita, pois o conhecimento é passado com prazer e a visita se torna muito agradável. A degustação foi ótima também.

Nossa visita durou mais de 1h e tínhamos um jantar no Chateau Beychevelle às 19h. Chegamos uns minutinhos atrasados mas deu tudo certo. O jantar começou com a visita a adega nova do Chateau. Ainda não estava totalmente pronta, mas já deu para ver como irá ficar. Toda em vidro e muito bem equipada. Linda!

Seguimos para o jantar…sem muitas palavras para descrever o maravilhoso jantar que tivemos. Comida excepcional, atendimento super top e cada vinho sensacional! Tudo perfeito!

Na manhã seguinte era nosso último dia na região de Medóc. Começamos com o Chateau Mouton Rothschild. Lá as visitas são em grupos maiores. Dentro da visita, além de visitarmos toda a área de produção dos vinhos, conhecemos também o museu privado do dono da vinícola com peças exclusivas de arte. Muito interessante e diferente das outras visitas. O tour dura em torno de 2h.

A degustação foi excelente. Degustamos 3 vinhos, sendo um deles o número 1 do chateau. Tudo muito bom. Seguimos para nosso almoço. Reservamos o Chateau Cordeillan Bages.

Um Relais & Chateau estrelado guia michellin. Nem preciso dizer que estava tudo impecável. O atendimento, a comida, o vinho…tudo perfeito. A conta é um pouco salgada, mas vale cada centavo.

À tarde fomos na Pontet Canet, nossa última visita na região. Começamos o passeio de carrinho. Divertido!

Nossa guia falava português, e era bastante simpática. Nos apresentou todo o novo conceito da vinícola em termos de orgânico e biodinâmico e fomos à degustação. O vinho não estava legal. Acho que já devia estar aberto há um tempo e a guia não degustou antes de servir, então esse foi o ponto fraco da visita.

Fomos então na direção de Bordeaux, onde ficaríamos o resto da viagem.

Dessa vez ficamos no hotel Chez Dupont, do outro lado da cidade.

Achei esse ponto mais legal do que o outro. Parecia mais limpo e mais agitado. Chegamos tarde e resolvemos jantar no restaurante em frente ao hotel que tem o mesmo nome.  Comida bem gostosa e o atendimento foi bem legal também. Preço justo.

Acordamos e fomos ao Château  de Reignac. A visita foi particular e durou 2h e 30. Foi muito legal. Visitamos toda a área de produção e vimos coisas que nunca tínhamos visto antes. E olha que conhecemos muitas vinícolas.

Em seguida fomos ao jardim das essências e gostos. Eles tem plantados algumas plantas e frutas que compõe os aromas e sabores que contém no vinho e você, antes da degustação, aprende um pouco sobre isso na prática.

De lá fomos à degustação, que é feita dentro do antigo pombal. Um lugar bem diferente. Os vinhos estavam ótimos! Uma visita muito interessante! Adoramos!!!

O almoço esse dia foi no Le Chapon Fin. Uma delícia. Localizado bem no centro de Bordeaux. Um lugar bem calmo, arrumado, com um atendimento bem bacana, comida boa e boa carta de vinho. Gostamos bastante.

À tarde fizemos um passeio de segway pelo centro histórico da cidade. Eu amo segway, então, toda cidade que vamos, procuramos agendar um. O tour durou 1h e 30 min e foi bastante divertido.

Continuamos nosso passeio pela cidade à pé, sentamos para tomar um vinho e ver o entardecer em uma das praças da cidade e a noite fomos jantar no Le Clo´s d´Augusta. Fica a uns 10 minutos de carro do centro da cidade, mas o local é uma graça. A comida estava muito boa, tomamos bons vinhos e o atendimento também foi legal.

Domingo, acordamos e fomos na beira do rio para um café da manhã. Estava tendo uma feira e encontramos uma barraca de crepes e tomamos nosso café por lá mesmo. Uma delícia. Pegamos o trem VLT para irmos ao Le Cite du vin, o museu do vinho.

O lugar é muito grande, então, reserve um dia inteiro para você poder ver tudo com bastante calma. Almoçamos por lá no Le 7 restaurant, localizado no roof top com vista panorâmica para a cidade. Muito cheio. Conseguimos lugar por sorte, pois não tínhamos reserva. Foi agradável.

Não foi nem de perto o meu favorito, mas a comida estava boa, o atendimento meio enrolado apesar da garçonete ser bem simpática, carta de vinhos cara. Após o almoço fomos a degustação inclusa na entrada do museu. Você escolhe um vinho dentro dos 20 escolhidos por eles. Achei bem fraca. Não curti o vinho e achei as opções bem ruins. Mas…vale o passeio.

Voltamos andando pela orla, um lugar muito agradável para passear, vendo as lojas e os restaurantes lá localizados.

À noite, estávamos exaustos, e fomos em um pequeno restaurante perto do hotel comer uma pizza. Não dava nada pelo restaurante, por isso não tirei fotos. Um erro. A pizza estava bem gostosa, o vinho também e o preço bem justo.

Segunda acordamos e seguimos para Paris, de onde pegaríamos o avião de volta ao Brasil. No meio do caminho resolvemos parar em Amboise, Vale do Loire, para almoçar. Muito lindinha a cidade.

Lá fica o Chateau du Clos Lucé, onde morou Leonardo Da Vinci. Eles tem visitas guiadas com horários pré determinados. Não conseguimos fazer, mas deve ser interessante pois tem várias obras dele por lá.

Continuamos nossa viagem até Paris. Passeamos um pouco ple Champs Elyseé, tomamos o último vinho da viagem acompanhado em um fois gras no restaurante the bitrologist e fomos ao aeroporto pegar nosso voo de volta para casa.

Espero que tenham gostado pois foi uma viagem maravilhosa para nós.

Até a próxima!!!

Bom…vamos ao roteiro.

Seguimos então para Saint Emilion. Nossa visita era na Troplong Mondot.

Comida, vinho, atendimento…o preço um pouco salgado, mas já era esperado.

IMG_7953[1]

Terminamos nossa noite por aí e retornamos para dormir em Bordeaux.

Às 17:30 fomos para a nossa visita agendada na Cantenac-Brown.

Fomos então na direção de Bordeaux, onde ficaríamos o resto da viagem.

Dessa vez ficamos no hotel Chez Dupont, do outro lado da cidade.

Espero que tenham gostado pois foi uma viagem maravilhosa para nós.