Vinícola Taupenot Merme – Borgonha, França

BY IN Borgonha, Europa, França, Vinícola NO COMMENTS YET

O Domaine Taupenot Merme está localizado no coração da Côte de Nuits, em Morey Saint Denis.

Existentes há 8 gerações, foi criado em 1963 a partir do casamento de Jean Taupenot e Denise Merme. Hoje é administrado pelo irmão e irmã da equipe de Romain e Virginie Taupenot. Por muitos anos, duas propriedades diferentes operaram simultaneamente, uma em Morey St Denis e outra em St Romain. Estes foram então fundidos quando Romain assumiu em 1998.

O Domaine é bastante difundido em toda a costa, ostentando 13 hectares de vinhas com mais de 20 denominações, alcançando um bom equilíbrio entre os vinhos Grand Cru, Premiers Cru e Village.

Um dos mais prestigiados vinhedos de Taupenot Merme é certamente o Clos des Lambrays. (com uma área de 0,18 acres) que é a última parcela minúscula que impede que a 8.86ha de propriedade da Clos des Lambrays (LVMH) declare que é um monopolo.

O domaine passou para viticultura orgânica em 2001.

As uvas são classificadas em uma mesa, completamente desengaçadas e depois deixadas em um banho frio a 10ºC, fermentadas por sete a nove dias e depois mantidas no tanque a 29ºC por mais alguns dias para manejar os taninos. O envelhecimento é entre os 12 e os 14 meses com borras finas e sem acumulação, com os vinhos Grand Cru a verem 40% de carvalho novo, 30% para 1er Crus e cerca de 20% para os vinhos Village. Os vinhos são então transferidos para tanques de aço inoxidável por 3 meses antes do engarrafamento, sem peneiramento nem filtração.

Seu estilo de vinhos se concentra na elegância e pureza. Eles podem ser firmes em sua juventude, com bom apoio tânico, mas envelhecem graciosamente à medida que os taninos redondos e o doce núcleo da fruta emerge.

A propriedade tem uma política de reter uma certa quantidade da produção a cada ano e liberá-los após um período de tempo para poder fornecer uma boa oferta de safras de volta ao cliente. Isso é muito desafiador para os produtores da Borgonha, como a Taupenot Merme, já que a quantidade é simplesmente muito escassa!

Conhecemos Virginie, que nos levou para fazer um tour pela área de produção da vinícola. Como os vinhedos estão espalhados por várias regiões da Borgonha, não tivemos o prazer de visitá-los.

Fizemos algumas degustações dos vinhos que haviam sido produzidos no ano de 2017 e estavam nas barricas envelhecendo. Todos da uva pinot noir, mas de diferentes regiões. Legal ver como a mesma uva, pode trazer resultados diferentes para o vinho, por conta de seu terroir.

Nossa visita foi muito especial. Virginie é um amor de pessoa e nos presenteou com uma garrafa de um borgonha maravilhoso.

Eles não possuem site próprio. Caso queiram tentar fazer uma visita, entre em contato por telefone.

+33 3 80 34 35 24

33, route des Grands Crus
21220 MOREY-SAINT-DENIS

So, what do you think ?