Familia Zuccardi – Mendoza, Argentina

BY IN America do sul, Argentina, Mendoza, Vinícola 2 COMMENTS

A implantação do vinhedo em Maipú se deu em 1963 por Don Alberto que pretendia apresentar um sistema de irrigação criado por ele para os outros produtores de vinhos da região. Não sabia que estava prestes a dar início a grande paixão de sua vida. Em 1976, José Alberto, filho de Don, juntou-se a empresa e à partir de 1980 os Zuccardi resolveram voltar a produção para uma vitivinícola de alta qualidade. Hoje, representa a Argentina no mundo e é uma das marcas preferidas dos consumidores locais.

Hoje em dia possuem 5 fazendas nos arredores de Mendoza. São elas:

La Consulta: Localizada no Vale do Uco distrito de San Carlos, são 37 hectares de uvas Cabernet Sauvignon e Malbec.

Vista Flores: Localizada no Vale do Uco, distrito de Tunuyan, são 55 hectares de uvas Malbec, Chardonnay, Syrah e Cabernet Sauvignon.

Alta Mira: Localizada no Vale do Uco distrito de San Carlos, são 90 hectares de uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Caladoc, Ancellotta e Tempranillo.

Santa Rosa: Localizada em Santa Rosa, são 475 hectares de uvas diversas.

Maipú: Localizada em Maipú, são 180 hectares de uvas diversas.

Possuem uma grande variedade de rótulos.  Podemos relacioná-los em 4 categorias:

Icons

Zuccardi Finca – canal uco (100% malbec), piedra infinita (100% malbec) e los membrillos (100% cabernet sauvignon).

Zuccardi Aluvional – la consulta (malbec), el peral (malbec), paraje altamira (malbec) e vista flores (malbec).

Zuccardi Zeta – 2011 – 83% Malbec, 17% Cabernet Sauvignon. Envelhecido por 12 meses em barrica de carvalho.

Emma Zuccardi – 100% Bonarda. 60% envelhecido em barrica de carvalho francês por 12 meses.

Tito Zuccardi – 2013 – 66% Malbec, 12% Cabernet Sauvignon, 12% Ancellotta, 10% Caladoc. Lotes diferentes foram envelhecidos em barrica de carvalho francês por 12 meses antes do blending.

Zuccardi Q

Malbec – 2013 – 100% Malbec. Envelhecido em barrica de carvalho francês por 12 meses e depois na garrafa por mais 6 meses antes de ser comercializado.

Tempranillo – 2011 – 100% Tempranillo. Envelhecido em barrica de carvalho americano e francês por 1 ano e depois na garrafa por mais 1 ano antes de ser comercializado.

Cabernet Sauvignon – 2012 – 100% Cabernet Sauvignon. Envelhecimento em barrica de carvalho francês de 1, 2 e 3 uso.

Chardonnay – 2012 – 100% Chardonnay. Fermentação feita em barrica de carvalho francês de 1 e 2 uso e maturada por 6 meses em sur lie.

Zuccardi serie A

Cabernet Sauvignon – 2013 – 100% Cabernet Sauvignon. Envelhecido parcialmente em barrica de carvalho francês por 10 meses.

Bonarda – 2013 – 100% Bonarda. 30% do vinho envelhecido em barrica de carvalho francês por 10 meses.

Malbec – 2013 – 100% Malbec. Envelhecido parcialmente em barrica de carvalho francês por 10 meses.

Malbec Rosé – 2013 – 100% Malbec.

Syrah – 2012 – 100% Syrah. 70% do vinho envelhecido em barrica de carvalho francês por 10 meses.

Chardonnay Viognier – 2014 – 85% Chardonnay, 15% Viognier. Metade do Chardonnay foi fermentado e envelhecido por 6 meses em barrica de carvalho francês e o Viognier foi fermentado em barricas de inox.

Torrontes – 2014 -100% Torrontes.

Specialties

Poligonos – mostra as características dos 3 terroirs do Vale do Uco. Da uva Malbec, mostra as diferenças entre os solos das sub-regiões de San Pablo, Vista Flores e La Consulta.

Brazo de Los Andes – 2012 – Malbec 45%¸ Cabernet Sauvignon 28%, Syrah 17% and Bonarda 10%. Maturação feita separadamente em barrica de carvalho francês de 1 e 2 uso por 10 meses e depois é feito o blend.

Textual – Caladoc (100% Caladoc. Envelhecido em barrica de carvalho francês de 2 e 3 uso por 10 meses) e Ancellota (100% Ancellotta. Envelhecido em barrica de carvalho francês de 2 e 3 uso por 10 meses).

Blanc de Blancs – Espumante 100% Chardonnay.

Nós fizemos a visita ao vinhedo de Maipú. Na Zuccardi eles oferecem vários tipos diferentes de tours. Nós escolhemos o tour de bike pelos vinhedos e fizemos também o almoço. Éramos um grupo de 13 pessoas, então foi super divertido. O guia era ótimo. Durante o percurso de bike por dentro dos vinhedos, eles preparavam umas mesas para a degustação dos vinhos. Fantástico!!!! Fizemos degustação de 3 vinhos. Um rosé, 1 branco e 1 tinto. Após a degustação de bike, fomos para o almoço e fizemos a degustação de outro tinto e pedimos outros para acompanhar uma deliciosa parrilla. Após o almoço fomos recebidos pelo José Alberto que nós ofereceu uma degustação do espumante tinto. Bem diferente!!! Adoramos a experiência da Zuccardi. Na época pagamos pelo passeio de bike com degustação mais o almoço o valor de R$220 por pessoa. Fizemos a reserva pelo e-mail, mas pode ser feito através do próprio site.

reservas@familiazuccardi.com

http://www.casadelvisitante.com/

« 1 de 2 »

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 Comments

  1. sonia maria souza |

    A visita à Zuccardi foi muito agradável, tivemos um guia muito simpático e nossa visita e degustação foi feita para o nosso grupo de 4 pessoas. Atenção total! Depois fomos almoçar em um de seus restaurantes, o Pan & Olival qual recomendamos, comida deliciosa e atendimento perfeito, e o melhor; preço justo.

    Responder
  2. Maria de Fatima Vaz Xavier |

    Fomos a Zuccardi Santa Julia, de Maipu almoçar. Ao chegar no local, ainda na estrada, do lado direito fica a adega de degustação. Do lado esquerdo da estrada fica o estacionamento para ela. E ainda do lado esquerdo, logo a seguir, fica a estradinha de terra que leva aos restaurantes do complexo. Existem dois restaurantes lá dentro. O pan & Olival e o Casa del Visitante, almoçamos no último. Fomos muito bem atendidos, almoçamos em menu 6 pasos. Maravilhoso, vinhos ótimos, carne perfeita. Após o almoço, seguimos para a degustação do outro lado da estrada. Visita guiada e degustação boas. O interessante é que a arte através de esculturas e pinturas estão lado a lado com as degustações.
    No dia seguinte fomos a Zuccardi Pedra Infinita no Vale del Uco.
    Não conseguimos fazer a degustação, pois a marcação prévia tem que ser com bastante antecedência, entretanto conseguimos a visita e um espumante no deck com uma vista soberba. Iniciamos a visita nas vinhas, depois seguimos pela área de processos e finalizamos em salas especiais como a da Pedra e a da degustação ( só para conhecer). Fica o agradecimento especial ao funcionário Frederico que foi muito amável conosco e que adora cariocas kkk. E a você , Joana que nos tornou possível essa experiência.

    Responder

So, what do you think ?