Château Clerc Milon – Paulliac, França

BY IN Europa, França, Vinícola NO COMMENTS YET

Um lendário terroir, vizinhos de prestígio, um encontro providencial: a história e o sucesso do Château Clerc Milon são resumidos nestas palavras. O terroir é o de Pauillac, onde se fazem alguns dos melhores vinhos do mundo. Os vizinhos são Mouton e Lafite, e o encontro foi com o barão Philippe, convencido do potencial do vinho, considerou que Château Clerc Milon merecia um “lugar certo” ao lado dos outros dois vinhos da família, Château Mouton Rothschild e Château d’Armailhac. Ele adquiriu a propriedade em 1970 e decidiu restaurá-la para ter um status de vinha classificada como Fifth Growth,  que lhe foi conferida na famosa Classificação de 1855.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1988, com a morte do barão Philippe, a consolidação da vinha estava bem encaminhada e Clerc Milon tinha recuperado a sua reputação entre os amantes do vinho, mas suas instalações técnicas eram limitadas. A Baronesa Philippine de Rothschild, filha de Philippe,  restaurou-o totalmente e agora não tem apenas instalações técnicas de alto nível, mas também áreas de recepção espetaculares, dignas de sua reputação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Château Clerc Milon tem hoje 41 hectares de vinhas, onde são plantadas as cinco variedades típicas da região: Cabernet Sauvignon (50%), Merlot (37%), Cabernet Franc (10%), Petit Verdot (2%) e Carmenere (1%), sendo a idade média das vinhas de 53 anos, provavelmente uma das mais altas do Medoc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São produzidos 2 vinhos:

 

Château Clerc Milon – Um vinho com um potencial de envelhecimento considerável, uma associação bem-sucedida de Cabernet Sauvignon e Merlot. Poderoso, tânico, frutado e harmoniosamente encorpado, Château Clerc Milon exibe toda a elegância típica dos melhores vinhos de Pauillac. Tem amadurecimento de 16 a 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo 40% de primeiro uso.

 

 

Pastourelle de Clerc Milon – segundo vinho do Chateau. Um vinho redondo e macio, que encanta com a riqueza elegante de seus aromas e sabores. Produzido a partir de uvas cultivadas na vinha, é vinificado e engarrafado com o mesmo cuidado meticuloso.

 

 

Nossa visita aconteceu por acaso. Não tínhamos agendado a visita e, em nosso pouco tempo livre, resolvemos passar no chateau e conhecer o local. Não tinha mais visita no mesmo dia, então marcamos para o dia seguinte. Nossa visita foi feita com mais 3 pessoas e foi super agradável. Nossa guia era ótima. As instalações estão super novas e o vinho estava excelente. Foi nos servido o Pastourelle de Clerc Milon 2009 e um Château Clerc Milon 2004. Gostamos muito da visita!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para maiores informações, entre no site do Château e faça sua reserva.

Château Clerc Milon
rue du Calvaire, Lieu dit Mousset
33250 Pauillac
tel. +33 (0)5 56 41 43 43

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

So, what do you think ?