Topo

Vamos de Viagem

Jean-François de Pontet que ocupava o cargo de Grand Ecuyer a Luís XV, tornou-se Governador do Médoc ao retornar a Guyenne. Em 1705, ele comprou alguns acres de terra ao norte da vila de Pauillac, transformando-a em uma vinha. Alguns anos depois, ele comprou várias parcelas de terra em um lugar chamado Canet. Como era costume na época, ele adicionou seu próprio nome ao de sua terra para dar a sua propriedade uma identidade reconhecível. Um século depois, Château Pontet-Canet floresceu e tornou-se um dos poucos selecionados para se juntar à famosa classificação de 1855, que havia sido ordenada por Napoleão III.

Em 1865, a propriedade mudou de mãos pela primeira vez e tornou-se propriedade de um comerciante de vinho, Herman Cruse. A família Cruse manteve a propriedade por 110 anos, até 1975, quando foi adquirida por Guy Tesseron, um comerciante de cognac. Hoje, os descendentes de Guy Tesseron que possuem a propriedade, transformaram completamente a vinha e a identidade de Château Pontet-Canet, a fim de englobar métodos orgânicos e biodinâmicos. Os vinhos de Pontet-Canet progrediram tanto que agora estão entre os mais prestigiados de Bordeaux.

Com 120 hectares, dos quais 81 em vinha, são plantadas Cabernet Sauvignon 62%, Cabernet Franc 4%,
Merlot 32%, Petit Verdot 2% , com idade média das vinhas entre  40 a 45 anos.

 

Produzem 2 vinhos:

 

 

Chateau Pontet Canet –  o objetivo final do processo de maturação é a transparência, tentando nunca esconder o que as videiras produziram. A proporção de carvalho novo tem diminuído consistentemente para limitar o impacto do carvalho nos vinhos. Hoje, 1/3 do vinho é amadurecido ânfora de concreto. O sabor sozinho decide quanto tempo os vinhos estão amadurecidos. Maturação : 50% barricas novas, 35% ânfora, 15% barricas com 1 ano de uso, por aproximadamente 16 meses.

 

 

 

Hauts de Pontet Canet – Maturação: 100% barricas com um ano de uso por aproximadamente 12 meses.

 

Nós agendamos a visita toda por e-mail, através do site da vinícola.

Fomos bem recebidos por nossa guia, que falava português. A visita começa com um delicioso passeio com um carrinho, que nos leva em várias partes da vinícola.

Nossa guia nos explicou todo o novo processo da vinícola, no que se refere a biodinâmica e produtos orgânicos. Muito interessante! Após conhecermos todas as partes produtoras, seguimos para a degustação.

Infelizmente, foi o ponto fraco da nossa visita. Acho que o vinho servido estava aberto há alguns dias. O vinho não estava bom. Nossa guia não fez a prova antes de nos servir e nos ficamos sem graça de falar que não gostamos! 🙁 Acabou que fomos embora com uma má impressão do vinho e não levamos nenhum para casa.

Para maiores informações, visite o site ou ligue:

+ 33 (0) 5.56.59.04.04.

 

 

POSTAR UM COMENTÁRIO