Topo

Vamos de Viagem

A Herdade do Esporão situa-se a pouco mais de 170 quilômetros a sudeste de Lisboa, junto à histórica cidade de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo.

Apresenta um clima com exposição solar intensa, com uma média anual de 300 dias de sol. É também caracterizado por grandes amplitudes térmicas anuais, com verões muito quentes e secos e invernos curtos e chuvosos, com consideráveis amplitudes térmicas diárias.

A paisagem é composta por suaves planícies ondulantes que ocupam um pouco mais de 1.800 hectares de área total, 450 hectares dos quais ocupados com vinha e cerca de 80 hectares ocupados com olivais, com 194 castas plantadas, 37 das quais em plena produção, sendo algumas vinhas com mais de quarenta anos.

Fizemos nossa reserva através do site. As opções de tours são diversas. Nós optamos por fazer um picnic pois achei que seria um programa diferente….e foi. Chegamos na vinícola e fomos recepcionados com um rose da linha assobio (Tinta Francisca, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional). Depois seguimos para o tour escolhido. Pena estar chovendo…mas, mesmo assim, eles montaram nosso picnic em uma área coberta mas com uma vista deslumbrante das vinhas. Uma refeição super gostosa com variedade de lanches salgados e doces, 2 vinhos da linha defesa: o branco 2013, das uvas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro e o tinto 2012 das uvas Syrah e Touriga Nacional, onde parte do lote estagiou em cubas de inox, e a outra parte em madeira de carvalho francês durante 6 meses. Após o engarrafamento seguiram-se mais 6 meses de estágio em garrafa. Tudo muito bom!!! Tínhamos reservado um passeio de bike após o picnic mas como estava chovendo, resolvemos não fazer 🙁

Fomos então para a visita à adega e vinícola. Fizemos o tour em português, claro, e fomos super bem atendidos. Após a visita fizemos degustação de 4 vinhos tintos:

assobio 2012: uvas Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional. Cerca de 30% do lote estagiou em barricas de carvalho francês e americano durante 12 meses.

touriga nacional 2011: monocasta Touriga Nacional. Estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês, seguidos de mais 18 meses em garrafa antes de ir para o mercado.

reserva 2012: uvas Alicante Bouschet, Aragonês, Cabernet Sauvignon, Outras, Trincadeira. Estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho americano 70% e francês 30%. Após o engarrafamento seguiram-se pelo menos mais 8 meses de estágio em garrafa.

private selection 2011: uvas Alicante Bouschet, Aragonês, Syrah. Estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho americano 70% e francês 30%. Após o engarrafamento seguiram-se mais 12 meses de estágio em garrafa.

Todos estavam uma delícia, mas nosso preferido foi o Touriga Nacional, que estava excepcional.

Depois fizemos uma visita ao centro histórico do esporão e, infelizmente, nosso passeio chegou ao fim.

Maiores informações:

http://esporao.com/

reservas@esporao.com

[Best_Wordpress_Gallery id=”68″ gal_title=”esporao”]

POSTAR UM COMENTÁRIO