Quinta do Vallado, Douro – Portugal

BY IN Douro, Europa, hospedagem, Hotel, Portugal, Restaurante, Vinícola NO COMMENTS YET

Construída em 1716, é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro.

Durante cerca de 200 anos a Quinta do Vallado teve como principal atividade a produção de vinhos do Porto, comercializados posteriormente pela Casa Ferreira em 1993. Desde então, eles decidiram alargar a sua atividade à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria. Nesse mesmo ano, iniciou uma reestruturação das vinhas, onde elas foram plantadas em áreas claramente definidas, rompendo com a tradição de misturar diferentes castas na mesma parcela. Em 2009 foi construída uma nova adega, equipada com a mais moderna tecnologia.

Hoje, com 50 ha de vinha com idade entre 11 a 18 anos, compensada por 20 ha das melhores parcelas de vinha com mais de 80 anos, a Quinta do Vallado alcançaram já um patamar muito elevado, reconhecido por várias instâncias nacionais e internacionais.

As castas predominantes são:

Tintos: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Barroca, Tinta Amarela e Sousão

Brancos: Viosinho, Rabigato, Moscatel, Verdelho (Gouveio) e Arinto nos brancos.

A vinha velha é composta por mais de 40 castas, com predominância de Tinta Amarela, Tinta Roriz, Barroca e Touriga Franca.

Desde 2005, a Quinta do Vallado pode receber hóspedes no seu confortável Wine Hotel. Dispõe de 13 quartos, 5 quartos no edifício histórico da Quinta e 8 quartos no novo edifício. Conta com piscina, programas de passeios pedestres, de bicicleta, de barco e de jipe, sessões de pesca no rio, piqueniques campestres, as aulas de cozinha tradicional, as provas de vinho e os cursos de iniciação à prova. O valor da diária é aproximadamente €120.

A variedade dos vinhos da Quinta é grande. São eles:

Quadrifolia tinto: Touriga Franca e Tinta Roriz. Estagiou 12 meses em cubas de inox.

Vallado Branco: Rabigato, Verdelho, Viosinho e Arinto. O vinho estagiou durante 3 meses em cubas de aço inoxidável.

Vallada Prima: 100% Moscatel Galego Branco. Estagiou durante 3 meses em cubas de aço inoxidável.

Quinta do Vallado Tinto: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Sousão e Vinhas Velhas. Cerca de 70% do vinho estagiou durante 16 meses em cubas de aço inoxidável e o restante em barricas de 225 lt de carvalho Francês de 3º e 4º ano.

Quinta do vallado reserva branco: Rabigato, Gouveio, Viosinho e Arinto. Permaneceu nas mesmas barricas por um período de 10 meses, sofrendo periodicamente a operação de batonnage.

Quinta do Vallado Sousão: Sousão. Fermentação malolática feita em barricas novas de carvalho francês onde permaneceu a estagiar durante 20 meses.

Quinta do Vallado Touriga Nacional: Touriga Nacional. Depois da fermentação malolática, todos os vinhos foram trasfegados para meias pipas de carvalho Francês onde permanecem cerca de 16 meses.

Quinta do Vallado Reserva Field Blend: Vinhas Velhas com mais de 70 anos (65%) – Tinta Roriz, Tinta Amarela, Touriga Franca e outras. Vinhas Novas com 10/15 anos – Touriga Nacional (35%). Depois da fermentação malolática, todos os vinhos foram trasfegados para meias pipas de carvalho onde permaneceram cerca de 17 meses.

Quinta do Vallado Adelaide tinto: Vinhas velhas. Fermentação malolática em cubas de aço inox passando seguidamente para barricas novas de carvalho francês (Allier), onde permanece durante 20 meses.

Vinhos do Porto: 10, 20, 30, 40 anos, Adelaide porto e tributa Adelaide.

Nos fizemos todas as reservas através do e-mail. A reserva do hotel pode ser feita diretamente com eles através do site ou pelos sites comuns de hotéis tipo o booking. Para quem gosta de acumular milhas da tam, é legal fazer a reserva pelo booking através do site do multiplusfidelidade.

Maiores informações:

reservas@quintadovallado.com

http://www.quintadovallado.com/

« 1 de 4 »

 

So, what do you think ?