Topo

Vamos de Viagem

Domaine Marcel DEISS está localizado em Bergheim, uma pequena aldeia no coração da região vinícola da Alsácia.

Administrado hoje por Jean-Michel DEISS, também o enólogo, o domaine consiste de 26 hectares de vinhedos espalhados por 9 comunas e aproximadamente 20 quilômetros.

Jean-Michel DEISS procura expressar em cada vinho os três fatores que fazem um vinho completo: a variedade de uva, a safra e o terroir.

Seus esforços se concentraram em produzir complexidade e concentração, e os resultados se dividem em três grandes categorias:

1) Vinho de Frutas: vinhos varietalmente rotulados de uma única comuna ou aldeia designada

2) Vinho Terroir: misturas de campo de variedades designadas, de fato, dominadas pelo seu terroir e localização e especificidade do solo, a que ele se refere como seu Premiers Crus e os Grands Crus reconhecidos pelo COA.

3) Time Wine: e clássicos vinhos de colheita tardia com as denominações Vendange Tardive e Sélection de Grains Nobles

A arte de misturar varietais de uva em um Terroir é a prática mais original da viticultura na Europa. Eles definem a característica do vinho pelo terroir e não pela uva. Vários tipo de uvas são plantadas no mesmo terroir e o vinho é produzido com várias dessas uvas, sempre do mesmo terroir. Então, na garrafa, você encontra o nome da apelação (local) e nao da uva, pois são muitas.

Os vinhos tintos são, normalmente, produzidos de pinot noir. Os vinhos brancos são produzidos á partir de uma variedade grande de uvas brancas, plantadas na mesma apelação, salvo algumas exceções, que são mono varietais.

São muitos os vinhos produzidos por eles. Na nossa visita, nosso simpático guia nos levou para conhecer a área de produção. As plantações ficam distantes da sede, então, não visitamos as vinhas.

 

Após a visita pela casa, fomos para a degustação. Foram MUITOSSSSS vinhos. Na Alsácia, degusta-se muito vinho sempre. De perder as contas…Degustamos toda a linha de vinhos da Marcel Deiss. A maioria são vinhos brancos. Normalmente mas doces do que estamos acostumados. Eu, particularmente, gostei de poucos, pois não curto os vinhos doces.  Já o Joca, ama, então, curtiu mais.

Vale a experiência. Cada lugar que visitamos, tem algo especial que não foi visto em outro lugar. Por isso, gostamos tanto de visitar tantas vinícolas. Descobrir suas particularidades, é sempre divertido!!!

Nossa reserva foi feita por e-mail.

Maiores informações no site.

15 route du vin

68750 -Bergheim

Tél. : 03 89 73 63 37

 

 

 

 

POSTAR UM COMENTÁRIO