Topo

Vamos de Viagem

A história de Montrose, escrito por três famílias de proprietários por mais de dois séculos, é um reflexo do seu espírito, marcado pela busca da excelência e pela vindima lendária.

IMG_2478

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como pioneiros no Médoc, construtores visionários  e  gerentes astutos, eles tiveram todo cuidado e obtiveram o melhor do seu terroir único. Foram eles que lançaram as fundações para a imagem que Montrose possui hoje e para o lugar que ocupa no mundo dos grandes vinhos.

IMG_2477

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com um vinhedo de 95 hectares circundando o castelo, possui um solo de cascalho misturado com a areia na superfície sobre um subsolo rico em argila com reservas naturais na profundidade, proporcionando às vinhas, a água de que necessitam.

IMG_2484

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_2480

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São plantadas as uvas tradicionais de Bordeaux, sendo 60% cabernet sauvignon, 32% Merlot, 6% Cabernet Franc e 2% Petit Verdot.

IMG_2483

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É uma vinícola moderna. Foi toda reformada recentemente.

IMG_2491

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após 7 anos de modernização o Château Montrose segue hoje as normas em termos de desenvolvimento sustentável, teve seus edifícios redesenhados de forma a otimizar as condições de elaboração e maturação do vinho e tem uma combinação harmoniosa de tecnologia ambiental, de vinificação de ponta e beleza arquitetônica.

montrose chateau

 

 

 

 

 

 

 

Durante nossa visita, a guia nos falou que eles possuem uma “máquina” com infra-vermelho para caso de chuva de granizo. Ela detecta a chuva e quebra o gelo antes de cair ao solo, preservando assim as videiras. Achamos muito interessante. Não vimos essa tecnologia em nenhuma outra vinícola. Em Médoc, eles não podem utilizar de proteção física para a chuva de granizo, como tela por exemplo, mas esse tipo de máquina é permitido.

IMG_2489

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As uvas são plantadas em lotes e esses lotes são mantidos durante o processo de vinificação das uvas. Com 70 cubas de inox em diversos tamanhos, as uvas são vinificadas separadamente por no máximo 25 dias.

IMG_2493

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após esse período, todas as amostras, cerca de 60 lotes diferentes, são provados e classificados de acordo com seu estilo e perfil.  Após a classificação, os lotes são selecionados para o blending de acordo com as características de cada um dos vinhos e, em seguida, vão para o amadurecimento em barrica.

barrica montrose

 

 

 

 

 

 

 

São feitos 3 vinhos:

montrose1

 

 

Chateau Montrose – predominantemente cabernet sauvignon, é amadurecido por 18 meses em barricas novas de carvalho (60%).  55% da produção total da propriedade é do vinho principal.

montrose2

 

La Dame de Montrose – é o segundo rótulo da propriedade. A produção varia de um ano para o outro, mas, em média, é responsável por 30% da produção total. Tem uma maturação de 12 meses em barricas novas de carvalho (30%).

 

montrose3

 

Le Saint-Estèphe de Montrose – é o terceiro vinho da propriedade. Feito à partir de uvas das parreiras mais jovens. Antigamente, só era disponibilizado para os donos da adega e funcionários. Amadurecido durante 12 meses, com 15% em carvalho, o vinho é uma típica mistura Bordeaux e pode ser apreciado quando jovem.

 

No Chatêau Montrose não é feita visita turística. Só recebem pessoas do ramo do vinho e mídia.

Confesso que eu esperava mais da visita, por ser um Chatêau com uma classificação Deuxièmes Crus. Nossa guia era muito jovem e falava muito rápido. Não conseguíamos entender nem o inglês, nem o francês que falava.  O lugar é muito bonito, com uma estrutura moderna e bem legal, mas a recepção não foi boa. 

montrose4

 

 

 

 

 

 

 

Começamos a visita de carro, passeando pelo vinhedo. Paramos em alguns lugares onde nossa guia nos deu algumas informações. Seguimos para a área de produção. Muito bonito. Tudo reformado recentemente. A sala de barricas tem 1000m². Linda!!!!! Tudo feito com muito bom gosto. 

IMG_2502

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A degustação não foi boa. Nos serviram o restinho de uma garrafa que já devia estar aberta uns 2 dias. Nós degustamos 2 vinhos: Chateau Montrose 2012 e La Dame de Montrose 2012.

IMG_2509

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de tudo ainda eram ambos muito jovens para serem degustados.  Não tava legal. Nossa expectativa era tão alta, que foi bastante decepcionante 🙁

Para maiores informações:

www.chateau-montrose.com

33180 SAINT-ESTÈPHE – FRANCE

TEL. +33(0)5 56 59 30 12

IMG_7580

 

 

 

 

POSTAR UM COMENTÁRIO