Topo

Vamos de Viagem

Cos d’Estournel está em Saint-Estèphe, no coração de uma paisagem ondulante ao norte de Médoc, situando-se entre o estuário da Gironde e o Oceano Atlântico.

IMG_2588

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abençoado com um terroir excepcionalmente diverso, a propriedade é classificada como Second Growth, e produz vinhos com uma assinatura única e inimitável.

IMG_2573

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2001, um estudo da vinha resultou em um mapeamento preciso dos solos e revelou a existência de cerca de vinte variantes no local. Este conhecimento íntimo do terroir da propriedade é essencial, pois diferentes tipos de solo afetam o desempenho da vinha e podem trazer uma notável complexidade para os vinhos produzidos.

IMG_2581

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As parcelas foram meticulosamente analisadas e subdivididas em grupos de plantas de videira de acordo com a casta, idade, exposição e qualidade. Esta visão extremamente detalhada permite que a equipe adapte variedades e técnicas de viticultura para revelar completamente o potencial da vinha.

IMG_2594

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje, os 91 hectares de Cos d’Estournel são compostos por 61 parcelas. Plantadas em dois terços Cabernet Sauvignon, sendo complementados por Merlot, e uma pequena proporção de Cabernet Franc e Petit Verdot. Com uma idade média de 45 anos, as vinhas de Cos d’Estournel tem alguns pés muito antigos, muitos entre 80 e 100 anos, o que representa uma oportunidade única para a propriedade. O Grand Vin de Cos d’Estournel é feito a partir de uvas de 55  anos em média.

IMG_2579

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inspirado pela paixão do seu fundador pela Índia, o estilo arquitectónico único de Cos d’Estournel tornou-o um ícone entre os castelos de Bordéus.  O edifício principal foi inteiramente renovado em 2008. A beleza de sua arquitetura original foi aprimorada e equipamentos de última geração foram instalados.

IMG_2603

 

 

 

 

 

 

 

 

A colheita é feita manualmente por homens e mulheres. Com 72 tanques, fazem a vinificação de cada parcela separadamente, as vezes dividindo a parcela em sub-parcelas, para garantir o melhor da uva. À partir de 2008 foi construído um quarto de cuba, com quatro cubas envoltas em elevadores de vidro, inteiramente baseado nas leis da gravidade.

IMG_2611

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O processo de vinificação, desde a recepção da colheita até o engarrafamento, teria lugar sem bombeamento. As bagas de uva, seus sucos e os vinhos resultantes seriam manuseados o mais suavemente possível, resultando em um néctar sutil com taninos mais suaves e refinados.  As forças gravitacionais facilitam a transferência de vinhos da sala de cuba acima para a adega abaixo, de modo a limitar o movimento desnecessário. Mil e quinhentos barris de madeira são usados para o amadurecimento dos vinhos.

IMG_2613

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São produzidos 4 vinhos na propriedade:
cosdestornel

 

Cos d’Estournel: um blend típico de Bordeaux, com a Cabernet Sauvignon predominante, é recatado e sensual, um néctar fascinante e elegante. Desenvolverão aromas complexos que variam de acordo com as características de cada vindima e evoluem com o tempo.

 

pagodes2

 

Pagodes de Cos: um blend das uvas de Bordeaux, onde há o equilibrio entre Cabernet Sauvignon e Merlot, é um vinho intenso, refinado e profundo, perfeitamente equilibrado e voluptuoso. Um vinho altamente agradável.

 

cosdestornelbranco

 

Cos d’Estournel Blanc: das uvas Sauvignon Blanc e SémillonSuas duas variedades de uva tem perfeita harmonia, cada um expressando plenamente a sua natureza varietal sem dominar o outro.

 

 

goulee

 

 

Goulée by Cos d’Estournel: um blend das uvas de Bordeaux, com predominância da uva Merlot. Um vinho suave e sedutor que é frutado e puro.

 

 

Começamos nossa visita por um passeio pelo vinhedo e conhecendo a nova estrutura da vinícola. Foi toda reformada recentemente, mantendo as características tradicionais que traz desde sua existência, com traços orientais e peças trazidas da Índia. Linda!!! Após conhecermos toda à area de produção, seguimos para a sala de degustação, no salão central da casa principal. Degustamos 2 vinhos: um Pagodes de Cos 2011 e um Cos d’Estournel 2008. Ambos fantásticos!

IMG_2631

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante o tour, nossa simpática guia nos levou para conhecer a adega particular do proprietário, com vinhos safrados desde 1865. Sensacional!!!

IMG_2625

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossa guia era muito atenciosa, o atendimento foi top, e os vinhos, nem preciso comentar. Super recomendo a visita!

Fizemos toda nossa reserva por e-mail.

Maiores informações:

http://www.estournel.com/

33180  Saint-Estèphe
Tel: +33 (0) 5 56 73 15 50
visite@estournel.com

IMG_2596

 

 

 

 

POSTAR UM COMENTÁRIO